António Vilela diz que 5% a mais no IRS “não acrescenta nenhum encargo para as famílias”

 

Os Vereadores do Partido Socialista foram frontalmente contra a proposta do Presidente de Câmara para continuar a aplicar em 2015 a taxa de 5% sobre o IRS dos agregados familiares do Concelho de Vila Verde. Segundo as palavras de Luís Filipe Silva, José Morais e Manuela Machado, “já é tempo de os discursos do Sr. Presidente de Câmara baterem certo com a sua prática” e que o “Presidente da Câmara e os Vereadores do PSD não podem continuar a ter um discurso social de muita preocupação com a vida dos Vilaverdenses quando depois, na prática, lhes acrescentam 5% no IRS.”

Os Vereadores socialistas continuaram a severa crítica a António Vilela dizendo que o mesmo “não tem coragem de abdicar dos 784 mil euros previstos na participação fixa da autarquia no IRS cobrado aos Vilaverdenses”.

De forma contundente, os eleitos do PS rematam o assunto afirmando que era altura para aliviar “o sacrifício que muitas famílias do Concelho estão obrigadas a fazer para manter níveis dignos de vida e dar o mínimo de conforto às pessoas a cargo, em especial às crianças e idosos”.

Em resposta a esta posição dos Vereadores do Partido Socialista, António Vilela e Vereadores do PSD afirmaram que a taxa de 5% no IRS “não acrescenta nenhum encargo para as famílias, apenas fica condicionada a possibilidade da redução da taxa de IRS”.

Dizem, ainda, os eleitos do PSD que “se o município prescindisse de todas estas receitas ficaria condicionado na sua ação para poder executar obras fundamentais e essenciais por todos reclamadas e ainda impossibilitaria de fazer transferências para as freguesias”, argumento que Luís Filipe Silva, em resposta ao Notícias de Vila Verde, recusa por completo, dizendo que “se está a falar de um valor de apenas 784 mil euros num orçamento total superior a 30 milhões de euros, não sendo por isso sério fazer depender tudo e mais alguma coisa de um valor que representa, no máximo, cerca de 2,6% do orçamento municipal”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s